Alunas da FAS apresentam trabalho acadêmico na Cientec

As alunas Erica da Silva Dias e Rosemary Fernandes de Sousa Dantas, do 6º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Seridó – FAS, apresentaram nessa quarta-feria (19), na XXII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CIENTEC/UFRN, o trabalho “CONTROLE INTERNO DE CONTAS A RECEBER EM UMA EMPRESA COMERCIAL DE PEQUENO PORTE”

 

 

O trabalho acadêmico de iniciação científica apresentou como objetivo identificar as falhas no processo de contas a receber de uma empresa de pequeno porte. Para tanto, as alunas analisaram as formas de concessão de crédito aos clientes e da verificaram a existência de inadimplência nos pagamentos recebidos e quais os métodos de cobrança utilizados, bem como verificaram se existia algum sistema informatizado que gerenciasse o controle de contas a receber.

A metodologia adotada foi com base no método descritivo com procedimentos de um estudo de caso e caráter qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semiestruturada permitiu conhecer a estrutura organizacional e gerencial de um supermercado caracterizado como empresa de pequeno porte e suas atividades perante a conduta do controle interno de contas a receber que foi respondido pela pessoa mais adequada sobre o assunto abordado.

Os resultados da pesquisa revelaram a facilidade de concessão de crédito ao cliente como meio de alavancar as vendas sem consulta ao SPC e SERASA e uma politica de cobrança sem a utilização de um sistema informatizado que possibilite a efetivação do planejamento de suas atividades na gestão de contas a receber dos débitos vencidos de seus clientes.

De acordo com o administrador João Paulo, professor da FAS e orientador da pesquisa, as alunas Erica e Rosemary, apesar de iniciantes em eventos acadêmicos de grande porte, demonstraram total segurança e desenvoltura na apresentação do pôster durante a CIENTEC e quando comparado a outros trabalhos apresentados na mesma sessão, não deixaram a desejar a nenhum outro trabalho apresentado que contasse com mais experiência.

“Enquanto professor, fiquei orgulhoso de ver as alunas desenvolverem tão bem o trabalho. O que acaba sendo um reflexo do compromisso do nosso empenho e do compromisso delas com a disciplina, com o curso e a própria formação”, afirmou João Paulo.

  ©  2014 - Todos os direitos reservados