Sobre Ciências Contábeis

Está em dúvida sobre o que vai cursar no Ensino Superior, trazemos as observações do Guia do Estudante da Editora Abril (disponível aqui) que diz o seguinte sobre o curso de Ciências Contábeis:

“É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre o negócio. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.”

 

O guia ainda aponta em quais áreas o profissional poderá atuar e faz uma análise do mercado de trabalho:

O que você pode fazer

Auditoria
Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
Contabilidade ambiental
Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
Contabilidade gerencial
Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.
Controle e perícia
Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.

Mercado de trabalho

Em 2010, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, e esta mudança ainda provoca efeitos positivos no mercado de trabalho para esse bacharel. Outros fatores que garantem a boa demanda pelo graduado em Ciências Contábeis são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o profissional para trabalhar, principalmente, na área tributária. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. A área de controladoria ganha importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público. O mercado valoriza, fundamentalmente, profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Há oportunidades em todas as regiões do país. Porém, os salários mais altos estão nas grandes capitais e cidades de médio porte do interior. As chances estão em empresas de todos os setores de atuação, incluindo instituições financeiras e multinacionais.

  ©  2014 - Todos os direitos reservados