Rematrículas 2016

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PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a Rematrícula?

A Rematrícula nada mais é que a renovação do vínculo do aluno com a Instituição de Ensino Superior, ou seja, é a confirmação de que ele dará continuidade aos estudos no próximo semestre.

Quais alunos devem realizar a Rematrícula?

Alunos veteranos. Os alunos novatos realizam matrícula.

O que o aluno deve fazer para efetuar a Rematrícula?

São necessários dois passos para que o aluno realize a Rematrícula para o 1º semestre de 2016:
1º Passo: Comparecer à Secretaria Acadêmica para assinatura e renovação de contrato, bem como preenchimento do requerimento de Rematrícula.
2º Passo: efetuar o pagamento do boleto da mensalidade de Janeiro de 2016 (Com desconto para quem realizar a rematrícula até o dia 12/05/2016).

Alunos FIES 100% ou bolsistas 100% também precisam realizar o requerimento?

Sim. Alunos FIES 100%, bolsistas 100% ou que possuam alguma bolsa parcial + financiamentos que totalizem 100%, precisam fazer o requerimento. Alunos nesta situação não terão o boleto de Rematrícula gerado e, portanto, não precisam realizar o pagamento do mesmo. Porém, precisam efetuar o requerimento de Rematrícula assim como os demais estudantes.

Todos os alunos possuem acesso ao requerimento de Rematrícula?

Não. O requerimento de Rematrícula fica disponível apenas aos alunos adimplentes (sem débitos vencidos em aberto)..Por isso, é importante que o aluno verifique em seu Extrato Financeiro, no Sistema Acadêmico, se possui boletos de mensalidades, taxas ou negociações vencidas.

Ao fazer o requerimento de Rematrícula, o aluno estará matriculado?

Não. A efetivação da Rematrícula ocorre juntamente com o pagamento do boleto, com exceção de alunos bolsistas 100%, FIES 100% ou com bolsa parcial + financiamentos que totalizem 100% e que, portanto, não terão o boleto de Rematrícula.

Como identificar o boleto de Rematrícula no Portal do Aluno?

Todos os boletos possuem informações sobre o mês de referência. O aluno pode consultar essa informação ao imprimir o boleto no Sistema Acadêmico A referência pode ser encontrado na parte inferior do boleto, ao lado nome do aluno, informando o mês e ano. Exemplo:
Sacado:Fulano de Tal - CPF: 000.000.000-00 - Boleto ref: Janeiro/2016

Qual é o valor da Rematrícula? Até que data o aluno terá desconto?

Os alunos podem solicitar o requerimento de Rematrícula com direito a desconto até o dia 12 de janeiro de 2016.Vale ressaltar que os alunos que realizarem a rematrícula após esse período pagarão o valor integral de Rematrícula.

O que acontece com o aluno que não efetuou o requerimento de Rematrícula até o dia 12 de janeiro?

Os alunos que realizarem a rematrícula após esse período pagarão o valor integral de Rematrícula.

Todos os alunos têm acesso ao desconto de Rematrícula?

Não. Apenas os alunos sem débitos pendentes (boletos de mensalidade ou acordo vencidos) que realizarem a rematrícula até o dia 12/01 possuem acesso ao desconto de Rematrícula. Para ter acesso ao boleto e ao desconto pontualidade, o aluno precisa estar adimplente.

O que o aluno inadimplente deve fazer para ter acesso ao desconto na Rematrícula?

O aluno inadimplente deve regularizar sua situação financeira negociando seus débitos. Ele possui diversas opções de negociação, as quais deverão ser tratadas diretamente na Secretaria Acadêmica.

O aluno consegue pagar o boleto vencido?

Sim, após o vencimento, o aluno pagará o valor com juros e multa (não haverá alteração de data). Porém, só será possível realizar o pagamento na agência bancária do Banco do Nordeste.
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